CONCEITO e FINALIDADES _
O Microterminal em sua correta concepção, oferece a propriedade de estar conectado em rede de vários pontos à mesma CPU ( host ), assim como os antigos Terminais de Vídeo de um Mainframe, podendo então vários operadores capturar dados e coletar informações do mesmo banco de dados que geralmente, no universo dos Microterminais, é um microcomputador PC ( Host ). Sempre no conceito de operação em rede _ Cliente x Servidor.
Atualmente, dada a semelhança física, alguns fabricantes erroneamente passaram a denominar pequenas CPU´s ( pequenos microcomputadores ) de Microterminais. Chega-se ao ponto de darem referência tipo: “Microterminal Autônomo”, o que na verdade é bem contraditório. Percebe-se então que a denominação Microterminal ganhou (estando isso certo ou errado) uma maior dimensão em suas formas de entendimento.
Os Microterminais e Coletores COLLETER classificam-se na qualidade de estações de trabalho em rede, servidoras do HOST (microcomputador) _ capturam dados dos operadores que estão nos locais de trabalho, ou de máquinas a que estão conectados ( balanças, leitores código de barras automáticos e semelhantes ) e consultam dados do sistema no Host, para apresentação aos operadores. Dessa forma os microterminais Colleter alimentam o sistema com informações estratégicas diretamente, com dados de qualidade, eliminando planilhas e outros meios manuais de controle.