FAQ

Confira abaixo algumas dúvidas frequentes:

  • addPart_1 : Meu Terminal TED TC-100 / TC-200 não está comunicando com o sistema no PC ( aparenta tecla ENTER travada )

    Para colocar o terminal TED em operação, primeiramente é necessário colocar seu endereço de IP para que a rede o reconheça -
    Favor realizar o seguinte "passo a passo" abaixo, para colocação de endereço de IP no TC-100 / TC-200 :
    1 -  ligue o microterminal mantendo a tecla  1  pressionada ( com a tecla 1  pressionada, mude a chave de Off para On );
    2 -  no visor do TED será exibida a mensagem: “Digite o IP“ - você deve então digitar o endereço IP a ser gravado no terminal. Antes porém verifique com o desenvolvedor do seu sistema se é necessário colocar um IP fixo e então pergunte qual endereço de IP fixo, ou se pode fazer com o que TED solicite um IP automático ao sistema ( DHCP configuração dinâmica - roteador DHCP ) para que ele atribua um endereço ao TED automáticamente _
     2a. => caso o desenvolvedor lhe passe um endereço fixo de IP digite no TED separando os grupos de três digitos ( octetos ) por pontos, por exemplo:
    para fixar em seu TED o IP 192.168.0.51, digite o seguinte: 192.168.000.051 e pressionar E 
     2b.=> caso o desenvolvedor informar que poderá ser um endereço de IP automático, com o servidor DHCP do seu roteador habilitado, digite: 000.000.000.000 e pressione E 

    obs.1: em caso de dúvida siga o passo 2b. Em grande parte dos casos ( 90% ) funciona.
    obs.2: caso o TED após ter digitado o endereço de IP ( fixo ou automático ) e acionado Enter mostrar no visor "conectado" após 5 a 10 segundos, significa que está em comunicação com o PC. Após isso a interação com o sistema deverá iniciar. Caso não inicie contate o desenvolvedor do sistema.
    obs.3: caso o TED após ter digitado o endereço de IP ( fixo ou automático ) e acionado Enter não mostrar no visor "conectado" após 5 a 10 segundos, procure desligar o roteador por 10 segundos, religar  e reiniciar a operação.

  • addPart_2 : Meu Terminal TED deixou de funcionar .....

    Algumas coisas podem ter acontecido:
    - defeito no terminal ou na fonte do terminal – aqui vc. precisa verificar se ele não liga, ou se não comunica _
    Se não liga, pode ser a fonte de energia – maior chance. Se não comunica podem ser os fatores abaixo :

    - defeito no cabo de rede, ou roteador : o terminal quer comunicar mas não chegam os dados até o PC;
    - mudança na configuração ou versão do sistema : verifique com o desenvolvedor do sistema se o modelo TED que está utilizando é compatível com a versão atual do seu sistema;
    - mudanças nas configurações da rede _ caso tenham feito alguma alteração no roteador, wi-fi, ou outro que venha a alterar o funcionamento / configuração da rede, melhor buscar novo endereço de IP para o TED;
    - mudanças nas versões do Windows  _ caso tenha feito alguma alteração versão Windows, será necessário verificar com o desenvolvedor do sistema qual versão adequada do terminal TED. 
    ... verificando no site em >> configuração TC-100 / TC-200 >> enlightened

    obs.1: Caso as variáveis acima não forem observadas e ocorra real desconfiança de defeito no terminal TED, favor enviar ao endereço abaixo, que faremos análise em nosso laboratório e em caso de defeito enviaremos orçamento para autorização das correções necessárias, caso não esteja no período de garantia. Dentro do período de garantia, se constatado defeito não causado por mal uso, serão reparados sem custos.
    COLLETER AUTOMACAO E SERVICOS EIRELI – ME
    cnpj: 25.184.718/0001-06 
    Rua Adão Norberto De Andrade, 193 - CEP: 04675-150 - JURUBATUBA
    São Paulo - SP

    obs.2: Em caso de fonte de energia danificada, a Colleter fornece fontes novas em separado.

  • addAtualização de DLL´s T-1000 seriais para versão TED _ TC-100/TC-200 _ interface comunicaçăo IP Ethernet ( via cabo )

    1 - Como fazer para atualizar meu sistema antigo versão de rede serial via HUB mutiserial COLLETER para sistema de rede IP _ novas versões terminais TED série TC-100 / TC-200 interface TCP/IP cabo??

    Resposta: Atualizar um sistema que estava preparado para os TEDs série T-1000/2000 ( modelos seriais antigos ) para o novos modelos TED é muito simples. Na grande maioria dos casos, basta substituir o arquivo de DLL antigo pelo novo. Para fazer isto, seguir o seguinte procedimento: ( Abaixo será usado explo. do sistema para salões de cabelos da AZ Soluções, mas o procedimento será o mesmo para qualquer outro sistema ):
    Caso 1: No sistema AZ soluções, o mais fácil é configurar o sistema para usar o TED serial : No gerenciador de microterminais, entrar em configurações gerais / gerenciador de microterminais e clicar em TED1000 presente. Selecionar no programa a opção “Conexão direta” e escolher “COM1”. Depois, com o sistema fechado, entrar em C: na pasta arquivos de programas / AZCAB30.
    Dentro desta pasta AZCAB30, você irá encontrar uma DLL com o nome CLTRHUB.DLL. Renomeie este arquivo para CLTRHUB.OLD. Depois, pegue a DLL sockdelp.dll que se encontra nesta coluna do site "Suporte técnico" > Downloads > DLL´s Windows _ série TC-100/TC-200 > sockdelp.dll
    Baixe a DLL acima. Salve ela dentro da pasta AZCAB30 que está dentro do arquivo de programas. Por fim, renomeie o arquivo sockdelp.dll para CLTRHUB.DLL. Feito isto, o sistema da AZ estará pronto para comunicar com o novo TED TC-100 / TC-200  modelo TCP/IP cabo. 

    2 - Como fazer pra atualizar meu sistema AZ Salões  para utilizar novos Terminais série TW-100 / TW-200 interface Wi-Fi sem fio??

    Resposta: Atualizar um sistema que estava preparado para os TEDs série T-1000/2000 ( modelos seriais antigos ) para o novos modelos TED é muito simples. Na grande maioria dos casos, basta substituir o arquivo de DLL antigo pelo novo. Para fazer isto, seguir o seguinte procedimento:
    Caso 1: se o sistema for da AZ Soluções: No sistema AZ soluções, o mais fácil é configurar o sistema para usar o TED serial : No gerenciador de microterminais, entrar em configurações gerais / gerenciador de microterminais e clicar em TED1000 presente. Selecionar no programa a opção “Conexão direta” e escolher “COM1”. Depois, com o sistema fechado, entrar em C: na pasta arquivos de programas / AZCAB30.
    Dentro desta pasta AZCAB30, você irá encontrar uma DLL com o nome CLTRHUB.DLL. Renomeie este arquivo para CLTRHUB.OLD. Depois, pegue a DLL TWDELP.DLL que se encontra neste link: http://www.colleter.com.br/downloads/twdelp.dll
    Baixe a DLL acima. Salve ela dentro da pasta AZCAB30 que está dentro do arquivo de programas. Por fim, renomeie o arquivo twdelp.dll para CLTRHUB.DLL. Feito isto, o sistema da AZ estará pronto para comunicar com o novo TED WIFI modelo TW. 

     

    1- Não consigo gravar um IP no TED. Ligo mantendo a tecla 1 pressionada, digito o IP mas depois verifico que ele não foi gravado. O que pode estar errado?

    O endereço IP deve ser digitado de forma que cada byte tenha sempre 3 dígitos, mesmo que tenha que preencher o dado com zeros à esquerda. Por exemplo, para gravar no TED o IP 192.168.0.10 você precisa digitar 192.168.000.010.

     

    2- O comando PING não encontra o terminal na rede. O que acontece?

    Verifique se você gravou no TED um IP que esteja na mesma faixa de rede do computador. Com a máscara 255.255.255.0, o IP estará na mesma faixa se os primeiros 3 bytes do IP do TED forem os mesmos que os 3 primeiros do micro. Pode ser também que o seu firewall ou roteador esteja bloqueando o funcionamento do TED na rede. Contate seu administrador de rede e verifique se as portas 8 e 55555 em UDP estão abertas pois o TED utiliza estas portas. Se desejar ligar o TED diretamente no micro (sem um switch de rede), utilize um cabo de rede cross over com os 4 pares cruzados.

     

    3- Quando eu faço a programação para o TED, a variável "canal" está retornando valores mais altos que o esperado, ou simplesmente mudando periodicamente. Por que isto acontece?

    Se dentro de 2 segundos não for chamado um comando "abreip" para cada TED ao ser aberto o aplicativo, a DLL irá abrir a comunicação com os IPs automaticamente e atribuir valores automáticos para os canais. Se você não deseja que isto aconteca, evite usar IPs dinâmicos nos TEDs e, ao abrir o aplicativo, chame imediatamente a função "abreip" para todos os TEDs na rede. Verifique também se o usuário não mudou o IP de algum TED. Se isto acontecer, o seu comando "abreip" não irá encontrar o terminal porque o IP dele mudou. Neste caso também a DLL irá abrir o IP novo automaticamente para garantir que a comunicação aconteça.

    8. Meu terminal TCP-IP não comunica e seu status não aparece em azul na tela do programa DS Manager.
    Quando o status não aparece em azul no DS Manager isto significa que a porta serial virtual criada pelo aplicativo Connection Wizzard não está vinculada ao endereço IP do terminal ou então a porta foi criada em outro computador servidor diferente do que esta sendo usado atualmente. Para resolver isto , ao criar a porta serial virtual pelo Connection Wizzard clique em "Initialize" antes de selecionar o IP do terminal. Depois clique em select e dê prosseguimento ao processo de criação da porta serial virtual normalmente.

    9. Meu terminal TCP-IP não está comunicando com o computador.
    Verifique no painel traseiro do terminal o estado dos leds verde e vermelho do RJ45 da comunicação. Se eles estiverem piscando verde e vermelho alternadamente isto significa que o dispositivo físico Tibbo não foi inicializado corretamente. Para resolver isto deslique o terminal na chave liga-desliga do painel traseiro e ligue-o novamente.

    10. O leitor Eclipse está enviando caracteres estranhos para o microterminal TED1000.
    Para resolver isto faça com que o eclipse leia o código de barras Enable Stand Alone da seção "keyboard" do manual do Eclipse.

    11. Meu terminal de acesso está descarregando os dados numa linha única.
    Os dados coletados pelo terminal de acesso podem ser armazenados com CRLF entre as linhas ou sem CRLF. Para mudar esta configuração execute o programa TED3000.exe e clique no botão correspondente à opção desejada.


     

  • addTED série T-1000 _ interface comunicação serial

    1) Meu TED1000 não está comunicando com o programa DEMO `TSOMA2.EXE’ através do HUB.
    Siga os seguintes passos: - Execute o programa de testes TSOMA2.EXE - Verifique se o LED verde do HUB começa a piscar quando o programa de testes é executado. Caso negativo, a porta COM1 do micro não está conseguindo transmitir dados para o HUB. Entre no SETUP de seu computador e habilite a COM1 com os parâmetros : Endereço 3F8 IRQ 4.


    2) Meu HUB de 16 canais só comunica com os 8 primeiros canais. O que faço?
    Configure seu aplicativo para funcionar com os 16 canais. Isto é feito chamando a função SETNCAN(16) da DLL TEDHUB32 ( o default é 8 canais ).


    3) O led verde do HUB está piscando normalmente, mas o TED1000 não comunica.
    A ligação entre o TED e o HUB deve estar com a polaridade invertida. No HUB são usados apenas os 2 fios centrais do conector RJ (pinos 4 e 5). Caso o TED não esteja respondendo, inverta a polaridade deste cabo.

     

    2. Meu HUB de 16 canais só comunica com os 8 primeiros canais. O que faço?
    Configure seu aplicativo para funcionar com os 16 canais. Isto é feito chamando a função SETNCAN(16) da DLL TEDHUB32 ( o default é 8 canais ).

    3. Liguei o HUB na COM1 e executei o demo em Delphi TSOMA2.EXE mas o TED não se comunica.
    Verifique as seguintes possibilidades: a) a voltagem da fonte do HUB pode estar em 220V quando a tomada é 110V; b) a COM1 do micro pode estar danificada ou desabilitada. Neste caso testar em outro micro ou verificar se o cabo interno da COM1 de seu micro está corretamente encaixado na motherboard ; c)verifique se a COM1 está instalada sob o Windows no Painel de Controle / Sistema / Gerenciador de dispositivos / Portas COM e LPT. Obs: em PROPRIEDADES / RECURSOS deve estar assinalado 3F8 - IRQ4; d) verifique se não há nenhuma placa ou dispositivo no micro utilizando a interrupcão IRQ4 ( uma FAX MODEM na COM3 por exemplo! ) Caso afirmativo, reconfigure ou retire a placa conflitante ; e) verifique se a COM1 está habilitada no SETUP de seu computador no endereço-padrão 3F8 – IRQ4; f) certifique-se de que o TED não esteja com eprom desatualizada. O funcionamento do TED com o HUB requer eprom 8.0 em diante ( eproms anteriores irão provocar um tempo de resposta do TED exageradamente grande ou o não funcionamento de forma geral). A eprom 8.0 já está sendo utilizada desde janeiro de 1999. Se a aquisição do equipamento for anterior a esta data, pode ser necessário um upgrade de firmware em seu TED1000(troca da eprom).

    4. O led verde do HUB está piscando normalmente, mas o TED1000 não comunica.
    A ligação entre o TED e o HUB deve estar com a polaridade invertida. No HUB são usados apenas os 2 fios centrais do conector RJ. Caso o TED não esteja respondendo, inverta a polaridade deste cabo preferencialmente na extremidade do TED1000 (para não perder o conector RJ45 já colocado no cabo do HUB).

    5. O TED1000 está comunicando aleatoriamente com o HUB, às vezes chegam caracteres estranhos.
    A fonte de alimentação do HUB deve estar ligada numa tomada 110V com a chave voltada para 220V. Corrija a posição da chave encontrada no corpo da fonte do HUB.

    6. Liguei meu TED1000, mas ele não inicializa.
    A fonte de alimentação do TED1000 está ligada em 110V com a chave voltada para 220V. Verifique e ajuste a posição da chave que se encontra no corpo da fonte do TED1000.

    7. O programa de testes não funciona e o aplicativo gera um erro de exceção.
    O Windows NT/2000/XP requer uma versão diferente da DLL para funcionar. Esta versão encontra-se disponível na seção de download de nosso site. Copie a DLL específica para o Windows2000 sobre a DLL que você possui.

  • addTED série TW-100 _ interface de comunicação Wi-Fi 802.11 antena ( sem fio )

     12. Meu microterminal Wifi está com uma senha de criptografia WEP errada. Como posso alterar?
    Para resetar a senha WEP é necessário resetar o terminal Wifi via hardware. Para fazer isto encaixe no RJ45 marcado como "leitor" do painel traseiro do terminal um conector RJ45 macho crimpado de tal forma que os pinos 1 e 3 do RJ estejam em curto. Cuidado para não colocar os outros pinos do RJ45 em curto circuito pois existem outros sinais nestes pinos, incluindo a alimentação (VCC e GND). Crimpe somente os pinos 1 e 3 do RJ contando os pinos conforme o padrão da rede ethernet.

    13. Meu terminal TCP-IP aparece na lista de terminais ligados mas não comunica com o PC.
    Em algumas situações o firewall do Windows pode estar bloqueando a porta de comunicação entre o terminal e o PC. Desabilite o firewall e refaça o teste de comunicação. Se funcionar, reabilite o firewall e crie uma regra permitindo que a porta seja aberta. O terminal Wifi utiliza a porta 2101 e o TCP-IP utiliza as portas 1001, 1005 e 65535 por padrão.